Criar um hábito de estudos de diário é quase fundamental pra quem quer passar no vestibular, ainda mais agora que já estamos no meio do ano. Pra quem resolveu esperar as férias de julho pra começar a estudar, ou pra quem precisa modificar a rotina de estudos é melhor começar a pensar logo no cronograma.

Confesso que tenho tido bastante dificuldade pra conciliar a escola – de horário integral – com os estudos do vestibular, já que os professores resolveram nos atolar em trabalhos e até o tempo pra dormir ficou curto. Mas como sou viciada em planilhas de Excel, meu horário novo já está sendo definido e vou fazer de tudo pra cumpri-lo.

Tenho tentando seguir algumas dicas que acho válidas pra todo mundo:

  • Na hora de criar o cronograma anote todos os seus horários livres e de atividades fixas, escolha um tempo para o lazer e determine quantas horas vai conseguir estudar por dia.
  • Defina horários para realizar simulados.
  • Estabeleça critérios de disciplinas de modo que todas sejam estudadas.
  • Pra quem faz cursinho ou ainda frequenta a escola, se possível, dê preferência às matérias estudas no dia.
  • Aproveite o tempo usado com deslocamentos, dentro do ônibus, por exemplo revisando a matéria.
  • Procure seguir a risca o seu cronograma, para criar uma rotina semanal de estudos.

Você pode optar por montar seu horário de estudos em uma planilha, em um calendário, no celular, na agenda, etc. Particularmente prefiro usar uma combinação de todos esses, tenho uma planilha no Excel com meus horários de estudos pro vestibular, no calendário do celular os compromissos da escola e os pessoais na agenda – que é geralmente onde eu anoto como vou conciliar tudo.

Já fiz um post sobre calendários na decoração aqui, pra quem quiser ter como incentivo ou inspiração acho que vale a pena.

