Escola técnica não é moleza. Entrar as sete da manhã e só sair as seis, aulas aos sábados e uma enxurrada de matérias. Chegando em casa você precisa terminar seus deveres e ajudar sua mãe com a casa. Seus amigos perguntam por que você sumiu e se responder que é falta de tempo eles vão achar que você está exagerando.

Com 16 anos você tem que aprender a trabalhar em equipe mas se destacar dos demais. Tem que aprender a dividir o seu tempo entre projetos, família e amigos – e claro algumas horas para dormir. 11h diárias em uma escola pode parecer muito mas nem sempre é suficiente para aprender tudo. Você passa a frenquentar mais a sala de aula do que o seu próprio quarto, você vê seus colegas de turma mais que seus parentes.

Alguns professores tentam nos assustar com a ideia de que um emprego ou uma faculdade são extremamente difíceis. Realmente, se você saí de uma escola normal e na faculdade tem que ler quatro textos pra fazer uma prova você vai achar realmente difícil. Mas pra quem faz quatro provas de matérias diferentes em um dia, textos relacionados são quase um presente.

Mais dois anos e eu termino meu curso técnico, não sei se vou pra faculdade ou vou me destacar entre meus colegas de classe em busca de um estágio, mas uma escola técnica te ensina muito mais do que normas. Você tem que lidar com seus limites se quiser se sair bem, você tem que lidar com os outros alunos sendo seus “concorrentes” e parte da sua equipe.Você precisa cumprir prazos curtos – se você considerar a quantidade de tarefas a fazer. Você precisa lidar com professores que você não gosta pra retirar dele todo o conhecimento que você puder. Você tem que aprender muito mais do que eles te ensinam nas aulas, tem que aprender a se comportar no mercado de trabalho, ler sobre isso.

Mas uma das coisas que eu mais sinto falta desde que cheguei no ensino médio-técnico são das horas livres. Aquelas tardes na  frente do computador sem nada pra fazer. O tão famoso tédio, esse me faz uma falta danada! Poder dormir depois do almoço, assistir um filme da Sessão da Tarde, fazer pipoca e dormir no sofá da sala. Sem dúvidas uma das maiores coisas que a escola me ensinou foi dar valor a coisas que ninguém se importa, coisas tão banais que fazem tanta falta!

